segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SOLUÇÕES PARA O ELEVADO COSTA E SILVA (MINHOCÃO)


(Concurso soluções para o minhocão)


RECUPERAÇÃO URBANA E AMBIENTAL
( Via Elevada Presidente Arthur da Costa e Silva – Minhocão)

Extenção:  Praça Franklin Roosvelt até a avenida Francisco Matarazzo e região adjacente
Construção: 1970
Dados gerais: Via expressa de Largura variável entre 15,5 e 23m extenção de 2.730m, situada a 5,5m acima da via que se sobrepõe, 80 mil veículos ao dia (trafego intenso)
O nível de ruído embaixo do Minhocão é de 87 a 92 decibéis
3,4 km de extensão
Objetivo: solução do transito no corredor Leste - Oeste
Conseqüência: Principal causa de deteriorização de parte expressiva do centro da cidade, contribuindo decisivamente para a desvalorização dos imóveis no seu entorno, poluição visual e sonora.Desde a sua construção é motivo de acalorados debates.



A cidade de São Paulo tem como um de seus símbolos o grande congestionamento de veículos em suas principais vias. O transporte coletivo, no entanto, representa um papel fundamental no dia-a-dia da metrópole e precisa ser encarado com mais prioridade e seriedade, para que definitivamente possamos ter ganhos na mobilidade urbana, baseado nisso propomos a utilização da infra-estrutura existente do elevado par a utilizá-lo como corredor de ônibus, envolvido por vegetação continua , resultando uma maior renovação urbana e por já contar com um grande fluxo de ônibus oriundos de diversas linhas estruturais que se direcionam para o Centro.






A nossa proposta para recuperar a região degradada é transformar o elevado em corredor de ônibus através da supressão de uma das pistas de cada lado. Tal proposta vem de encontro com a proposta da sptrans para região central que prioriza o transporte coletivo em detrimento do automóvel que só se torna possível deslocando-se o fluxo de veículos em direção ao elevado sobre áreas já definidas e a extinção do acesso a via expressa por automóveis. Com isto se obtém uma substancial espaço para defender a proposta de um corredor de ônibus na radial leste.




Os pilares recebem pintura na cor branca para ressaltar a iluminação noturna sendo envolvidos por painéis e perfis estruturais metálicos, em chapa perfurada cor branca. O emprego desses painéis em seu revestimento transmitem ao elevado uma aparência mais leve.


Projeto desenvolvido em equipe juntamente com:
Arquitetos Anselmo Oliveira, Aleksandro de Almeida, Marcos de Sanctis e Raphael Godoy

Colaborador: Eng. Sp trans Joaquim carlos Mendes Barreto

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