sexta-feira, 30 de julho de 2010

VI BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA

 

Menção honrosa na 6º Bienal Internacional de Arquitetura 2005. Elaboração de projeto e espaço expositivo “stand” para concurso internacional de escolas de arquitetura cujo tema foi “Projeto de Integração Territorial e Social” tal concurso nos proporcionou ficar entre os 12 melhores colocados do mundo no total de 300 participantes.


"Com o conhecimento adquirido  pelo estudo e observação das inúmeras e diversificadas propostas urbanísticas e habitacionais implantadas durante o século passado, a 6ª BIA propões o estudo de novas formas do habitar em cidades, onde estejam contemplados, além da unidade habitacional, os espaços, os equipamentos e complementos urbanos, necessários à qualidade de vida exigida no século XXI.






O Concurso Internacional para Escolas de Arquitetura da 6ª Bienal Internacional de Arquitetura, aborda o tema: Habitação, Equipamentos Urbanos e Renovação Urbana, com a finalidade de estimular a reflexão e a proposição de projeto de inserção numa parcela de tecido urbano existente, e, a partir de diagnóstico da região, de um conjunto de habitações associado à criação dos equipamentos sociais e culturais indispensáveis à evolução da qualidade de vida dos habitantes, tendo em vista as exigências de mobilidade e acesso aos serviços de infraestrutura, de educação, de saúde, de transportes, de lazer e de cultura da sociedade contemporânea, e que também aponte para a otimização do manuseio do meio ambiente e para o fim da exclusão social sob todos os aspectos, ainda existentes nas cidades."

PROPOSTA
 
Estudo de uma nova proposta de um trecho do projeto Eixo do Tamanduatehy. - Integração e transposição de barreiras físicas da cidade o “Rio” e a “ferrovia” -


Ferrovia

Rio





 A área se localiza na região metropolitana de São Paulo em Santo André e é delimitada pelas Av. dos Estados, Av. Firestone, Av. Alexandre de Gusmão Antigo e Av. Manuel da Nóbrega.


PROPOSTA


Trecho que melhor ilustra a transposição da Av. dos Estados, Rio Tamanduatei e a ferrovia fazendo a ligação entre os setores norte e sul deste trecho de Santo André, através de equipamentos e habitação.



Habitação

"Quando me refiro à casa penso no lar, rico ou modesto, não importa, no qual a familia encontre condições de conforto e um ambiente acolhedor. Penso num ambiente harmonioso, repouso para os nervos desgastados pela agitação da vida moderna, penso, sobretudo, em um ambiente apropriado para a educação de uma criança".
Rino Levi















Stand proposto

Equipe




Professor orientador responsável:

José Ronal Maria de Santa Inês


Professores orientadores associados:
Fábio Mariz e Marcelo Luiz Ursini

Nenhum comentário:

Postar um comentário